Eu estou na verdade testando esse sistema, que tem grande influencia de um sistema americano chamado Hero Games. É um sistema simples onde os poderes possuem uma mesma caracteristica de pontos, onde a criatividade do jogador é o limite.
Antes de explicar o sistema, vou falar algumas regras básicas, nada que não seja novidade, mas pra deixar vivo na memória...
Regras- Não xingar e ofender o narrador e outro jogador dentro de jogo (no tópico off, pode, mas de levinho.. xD )
- Não colocar imagens com conteúdo pornográfico e de violência
- Não floodar no tópico de jogo (a menos que seja necessário)
- Se tiver alguma dúvida sobre o jogo ou algo do tipo, fale no tópico off
- Se quiser falar algo que não tenha nada a ver com o jogo, também fale no off
- Se divirta, porque acima de tudo isso é apenas um jogo!!
SistemaMovimentoPor natureza, os humanos em rodade de jogo tem apenas direito a 1 ação (atacar, correr, tomar um refri, chupar cana, etc), como isso ficaria chato e massante, cada personagem terá direito a uma quantidade de ações por rodada igual sua destreza /2.
Ex: Sartacus possui Destreza 6, logo pode realizar 3 ações por rodada.Com mais de 1 ação por rodada, o personagem pode realizar 3 ataques simples (corpo a corpo ou ataque especial), ou usar 2 rodadas para concentrar um poder mais poderoso e lançar e fazer um ataque normal (ou correr, voar, tomar um remédio, etc), com também pode usar os 3 movimentos para realizar um ataque massivo.
Ex: Sartacus está lutando contra Dr. Destroyer, ele resolve então voar a uma distância segura (1 ação) e concentrar seu poder para lançar uma bola de fogo enorme (2 ações), logo o dano vai ser maior, assim como o gasto de energia. Ataque e Dano--Ataque corpo-a-corpoUm ataque corpo a corpo, pode ser feito de diversas maneiras: um soco, chute, com um bastão, uma espada, e para facilitar a jogabilidade, arremesso de objetos também se encaixam nessa categoria.
Para realizar um ataque é simples: joga-se 1d20 + o valor de seu ataque, se o valor for maior que a base de defesa do adversário, o ataque é bem sucedido.
--Ataques EspeciaisFunciona quase da mesma forma do ataque corpo a corpo, a diferença é que é usado o poder do personagem.
Joga-se 1d20 + o valor do ataque especial, se o valor for maior que a base de defesa do adversário, o ataque é bem sucedido.
Nota: Caso o resultado do dado seja 20, é considerado acerto crítico, para confirmar o acerto crítico, é preciso jogar novamente 1d20 e passar a defesa do oponente.
Caso confirmado o acerto crítico, o dano é aumentado; se não confirmar o crítico, será apenas um ataque normal.
No momento que rolar o dado para confirmar o crítico, é necessário já rolar o dano.Se o valor do ataque for igual a da defesa, é considerado erro no ataque, Defesa SEMPRE ganha.
Como um resultado 20 é um acerto crítico, resultado 1 é considerado falho. Nesse caso joga novamente 1d20 (SEM OS MODIFICADORES), se o resultado for menor que 10, o personagem falhou. Assim que rolar os dados para confirmar falho, o jogador deve jogar tambem 1d10, que dirá o efeito de sua falha:
1-3: Acerta um aliado
4-6: Cai no chão
7-8: Toma o dano
9-10: Perde o ataque sem efeitosNOTA IMPORTANTE: Em caso de falho no primeiro ataque, o personagem perde os outros ataques e fica vulnerável ao primeiro ataque do oponente.
Vigor e EnergiaVigorDe uma maneira bem resumida, são os pontos de vida do personagem.
Caso o personagem fique com menos que 30 pontos de vida, ele ficará cansado e isso resultara em penalidades no combate.
O valor do Vigor é Const+Bônus da Resistência x5
EnergiaSimplificando também, Energia seria a mana do herói.
Se o personagem ficar com menos que 15 pontos de energia, ele também se sentirá cansado, mas poderá ativar o efeito "Heróico" se quiser.
O efeito Heróico funciona como um berseker, o personagem tem seu poder dobrado, logicamente aumentando dano e vida por um periodo de 6 rodadas. Após esse tempo, o personagem fica instantaneamente cansado e impossibilitado de lutar; este efeito pode ser ativado 1 vez por dia.
Para ataques simples que tomam apenas 1 ação, é descontado do personagem 1 de energia, que tomam 2 ações, é descontado 2 de energia e assim sucessivamente, afinal, nada impede o personagem de ter 20 ações numa rodada.
FamaFunciona exatamente como experiência.
A fama é medida por pontos, naturalmente ao montar o herói, começa com 1 ponto de fama, ao atingir 10 pontos de fama, o personagem recebe pontos para distribuir em sua ficha.
2 pontos para distribuir nos atributos
20 pontos para distribuir nos poderesAlém dos pontos a fama traz consigo recursos, amigos e muitos inimigos.
Nota Importante: Pense com cuidado em seus poderes, porque uma vez comprados, vocês não poderão comprar mais poderes!!
A principio é isso galera, qualquer dúvida só comentar no tópico off.
Conforme eu for lembrando de mais coisas eu posto aqui e aviso no tópico off.
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